Alterado o prazo de inscrições e data das provas do concurso de Bolsas

modelo-notícia

Foi prorrogado o prazo de inscrições para o concurso de bolsas Facon Master do Gran Cursos Presencial. O prazo, que terminaria amanhã 17 de dezembro foi prorrogado para 7 de janeiro.

A data das provas também foi mudada, do dia 18 de dezembro, para o dia 8 de janeiro de 2017. Um prazo maior para você começar o ano novo estudando com qualidade e ainda sem precisar colocar a mão no bolso!

No ato de inscrição o candidato deverá entregar um brinquedo novo na secretaria da unidade que desejar. A prova testará os conhecimentos dos alunos em matérias presentes em muitos concursos públicos. Serão cobrados conteúdos de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Informática e Atualidades. As provas serão aplicadas nas unidades  do Gran Cursos Presencial Asa Norte, Asa Sul, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga. O horário da prova será de 09h às 12h30, na unidade escolhida no ato da inscrição.

Confira a baixo o edital deste concurso e o conteúdo programático.

 

CONCURSO DE BOLSAS FACON MASTER

EDITAL nº 02/2016

  1. APRESENTAÇÃO

1.1.  O presente concurso realizado pelo Gran Cursos e tem como  finalidade  a  concessão  de bolsas de estudo em turmas regulares nas unidades participantes (Asa Norte, Asa Sul, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga).

1.2. Entende-se por “bolsas de estudo” o desconto integral ou parcial sobre o valor normal dos cursos.

1.3. Todos os atos do concurso acontecerão em conformidade com o presente Edital. Todos os avisos se darão por escrito mediante quadro disponibilizado em cada unidade participante.

  1. DA QUANTIDADE DE BOLSAS DE ESTUDO A SEREM OFERTADAS

2.1.  Serão ofertadas bolsas de estudo totais  ou  parciais,  de  acordo  com  a  ordem  de classificação e percentuais relacionados abaixo:

1º Colocado Bolsa integral em qualquer curso.
2º e 3º Colocados Bolsa integral em qualquer curso exceto FACON.
Do 4º ao 10º Colocado Bolsa de 60% em qualquer curso.
Do 11º ao 20º Colocado Bolsa de 50% em qualquer curso.
Do 21º ao 50º Colocado Bolsa de 40% em qualquer curso.
Do 51º ao 100º Colocado Bolsa de 30% em qualquer curso.
  1. DOS CRITÉRIOS PARA PREMIAÇÃO

3.1. Serão premiados de forma progressiva os candidatos que obtiverem classificação entre o 1º e o 100º lugar de acordo com item 2.1. deste edital. Para critérios de classificação serão considerados todos os alunos inscritos em todas as unidades participantes.

  1. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

4.1 Em caso de empate na nota final no concurso terá preferência o candidato que, na seguinte ordem: a) for mais idoso;

  1. b) obtiver a maior nota na prova objetiva de Língua Portuguesa;
  2. c) obtiver o maior número de acertos na prova objetiva de Raciocínio Lógico.
  1. DAS INSCRIÇÕES

5.1.  O interessado em  concorrer  deverá  fazer  sua  inscrição  em uma das unidades do Gran Cursos participantes da promoção no período e horários relacionados abaixo:

  • Período: 03/12/2016 a 17/12/2016.
  • 2. Documentos para inscrição: RG, CNH ou outro documento de identificação com foto

5.3. Para efetuar a inscrição o candidato deverá entregar 01  brinquedo novo na secretaria da unidade Gran Cursos escolhida.

5.4. A inscrição representará adesão a todas as regras do presente Edital e demais decisões do Gran Cursos referentes ao certame.

 

  1. DA PROVA

6.1 A prova objetiva será composta de 100 itens formato Certo ou Errado sem fator de correção.

6.2. Cada questão terá valor de 1,0 (um) ponto.

6.3. Conteúdo Programático disponível no anexo I deste edital.

  1. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

7.1. Os candidatos deverão comparecer nos dias e horários relacionados abaixo:

  • Data: 18/12/2016 (DOMINGO).
  • Horário da Prova: das 09h às 12h30min.
  • Local: unidade Gran Cursos escolhida no ato da inscrição.

7.2. O candidato deverá comparecer ao local com antecedência mínima de 30 minutos em relação ao horário  de  início  da  prova,  portando  caneta  esferográfica  preta,  lápis,  borracha,  comprovante  de inscrição e documento de idenficação com foto.

7.3. Não será permitido o uso de calculadoras, relógios digitais e aparelhos eletrônicos.

7.4.  O  tempo  de  permanência  do  candidato  no  local  de  prova  será  de,  no  mínimo,  1  hora  e  de,  no

máximo, 3h30min.

  1. DO RESULTADO DAS PROVAS

8.1. O gabarito preliminar do exame seletivo será divulgado na fanpage do Gran Cursos Presencial às 17h do dia 20/12.

8.2.  O  candidato  poderá  apresentar  recurso  escrito  contra  uma  ou  mais  das  respostas  apontadas  no

gabarito preliminar, diretamente na Secretaria do Gran Cursos até as 17h do dia 21/01

8.3. Os recursos apresentados serão julgados pela Equipe pedagógica da instituição.

8.4. O gabarito definitivo e o resultado do concurso serão publicados na fanpage do Gran Cursos Presencial às 17h do dia 26/12.

  1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

9.1.  O desconto decorrente do presente concurso não é cumulativo com qualquer outro. No caso de o interessado ser beneficiário de mais de um tipo de desconto, deverá optar por aquele que preferir.

9.2.   Os   percentuais   de   descontos   concedidos   são   pessoais,   intransferíveis   e   incidirão   sobre   os valores normais de cada curso.

9.3.  Os casos  omissos  no  presente  Edital  e  as  eventuais  dúvidas  que  surgirem  durante  o  Processo Seletivo serão tratados e sanados pela Direção do Gran Cursos.

Brasília-DF, 02 de dezembro de 2016.

 

ANEXO I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

 

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Constituição. 1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos. 3 Administração Pública. 3.1 Disposições gerais, servidores públicos.

 

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Noções de sistema operacional (ambiente Windows). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office). 3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome). 3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express e Mozilla Thunderbird). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.5 Grupos de discussão. 4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 5 Segurança da informação. 5.1 Procedimentos de segurança. 5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). 5.4 Procedimentos de backup.

 

ATUALIDADES: 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

 

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Noções de organização administrativa. 2 Administração direta e indireta, centralizada e descentralizada. 3 Ato administrativo: conceito, requisitos, atributos, classificação e espécies. 4 Agentes públicos. 4.1 Espécies e classificação. 4.2 Cargo, emprego e função pública. 5 Poderes administrativos. 5.1 Hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. 5.2 Uso e abuso do poder. 6 Licitação. 6.1 Princípios, dispensa e inexigibilidade. 6.2 Modalidades. 6.3 Lei nº 8.666/1993. 7 Controle e responsabilização da administração. 7.1 Controles administrativo, judicial e legislativo. 7.2 Responsabilidade civil do Estado.

 

RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Resolução de problemas. 2 Raciocínio lógico-matemático: estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios. 3 Deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. 4 Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. 5 Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. 6 Lógica sentencial (ou proposicional): proposições simbólicas (fórmulas) usando os conectivos e, ou, não, implica. 7 Tradução de proposições da linguagem natural para a forma simbólica. 8 Fórmulas e suas tabelas-verdade. 9 Equivalências lógicas. 10 Leis de De Morgan. 11 Argumentos válidos e sofismas. 12 Contradições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *