Pós-Prova CBMDF: Recurso – soldado

Professor Marcelo Freitas

Confira abaixo os fundamentos de recursos das questões divergentes disponibilizadas pelo professor Marcelo Freitas, para a prova do CBMDF para o cargo de Soldado.

Questão 28
Solicito a anulação da questão nº 28 da prova de conhecimento gerais do concurso público para matrícula no Curso de Formação de Praças Bombeiros Militares (CFPBM) no Quadro Geral de Praças na Qualificação Bombeiro Militar Geral Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal aplicada no dia 20/02/2017 pelo motivo que passo a expor: Com os dados fornecidos na questão não é possível calcular a velocidade angular da roda gigante, mas apenas a sua velocidade angular no ponto considerado, isto é, quando a criança está no ponto mais alto da trajetória. Esta velocidade angular só poderá ser considerada a velocidade angular da roda gigante qualquer que seja a localização da criança somente se a roda gigante estiver executando um movimento circular uniforme. Dessa maneira, reitero o pedido de anulação da questão por não conter informações suficientes para encontrar o valor solicitado.

Questão 32
Solicito a anulação da questão nº 32 da prova de conhecimento gerais do concurso público para matrícula no Curso de Formação de Praças Bombeiros Militares (CFPBM) no Quadro Geral de Praças na Qualificação Bombeiro Militar Geral Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal aplicada no dia 20/02/2017 pelo motivo que passo a expor: a questão trata do tema força magnética (força de Lorentz) que não está explicitamente previsto no conteúdo programático de física da prova de conhecimentos gerais conforme anexo I do edital nº 001 de 1º de julho de 216, publicado no DODF nº 21 de mesma data. O referido edital cita apenas campo magnético, assim entendido como o campo magnético gerado por imãs, pelo planeta Terra e por fios condutores percorridos por correntes elétricas (fios condutores retilíneos, espiras e solenoides). Em nenhum local, o edital faz referência às interações entre partículas carregadas e o campo magnético por meio de força. Dessa maneira, reitero o pedido de anulação da questão por tratar de assunto sem a devida previsão no edital do concurso.

Questão 33
Solicito a anulação da questão nº 33 da prova de conhecimento gerais do concurso público para matrícula no Curso de Formação de Praças Bombeiros Militares (CFPBM) no Quadro Geral de Praças na Qualificação Bombeiro Militar Geral Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal aplicada no dia 20/02/2017 pelo motivo que passo a expor: na questão faltam informações que permitam o candidato concluir que tipo de transformação termodinâmica o gás sofre quando recebe calor de uma fonte externa (isotérmica ou isobárica). Sem esta informação é impossível calcular o trabalho realizado pelo gás sobre o meio para calcular a força que o gás exerce sobre a tampa do recipiente que o contém. Dessa maneira, reitero o pedido de anulação da questão por não conter informações suficientes para encontrar o valor desejado.

Questão 35
Solicito a anulação da questão nº 35 da prova de conhecimento gerais do concurso público para matrícula no Curso de Formação de Praças Bombeiros Militares (CFPBM) no Quadro Geral de Praças na Qualificação Bombeiro Militar Geral Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal aplicada no dia 20/02/2017 pelo motivo que passo a expor: Com os dados fornecidos na questão é possível encontrar o valor de 14 m/s ( se considerarmos desprezível a força de resistência do ar. Fato que também não foi afirmado na questão) para a velocidade do objeto ao chagar ao solo. Este valor não corresponde a nenhum dos itens de resposta da questão. Dessa maneira, reitero o pedido de anulação da questão por não conter nenhum item como resposta para o solicitado.

Professor Marcelo Freitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *