Pós-Prova Terracap: Recurso Gestão de Pessoas

Professor Tony Vianna

Instituto Quadrix
Recurso de Caráter Administrativo
Assunto : Pedido de Anulação
Cargo : Técnico Administrativo
Prova : Tipo C – Caderno de Respostas

Questão objeto do Recurso : 23

Texto da questão : Segundo Maslow, as necessidades humanas estão representadas por uma pirâmide, de acordo com uma hierarquia. Sendo assim, é correto afirmar que.

  • Pertencimento ao grupo é uma necessidade típica de autoestima
  • Os níveis mais elevados de necessidade só surgem quando os mais baixos forem plenamente atendidos.
  • As necessidades de segurança exigem satisfação cíclica e reiterada
  • As necessidades sociais são consideradas como primárias e independem da satisfação das necessidades fisiológicas.
  • As necessidades de auto-realização somente podem ser satisfeitas por recompensas dadas intrinsecamente pelas pessoas a si próprias.

Texto do recurso :

  • A questão supra citada tem como Tema a Teoria de Abraham Maslow aonde abordamos que :
  • As necessidades humanas podem ser classificadas em uma hierarquia de importância, progredindo dos níveis mais baixos até os mais altos.
  • depois de satisfeita uma necessidade, ela não poderá mais ser utilizada como sendo o principal motivador.

Segundo o estudo de Abraham Maslow, uma necessidade é mais importante que as demais até que seja satisfeita. Depois de satisfeita, uma necessidade não motiva mais o comportamento. Assim, a próxima mais alta torna-se predominante. As necessidades básicas surgem em primeiro plano e, somente após estarem satisfeitas, as de nível superior tornam-se atraentes. Maslow dividiu as necessidades humanas em cinco grupos, como vemos a seguir:

(1) Necessidades fisiológicas ou básicas: são as necessidades de nível mais baixo, porém essenciais, como alimento, abrigo, repouso, exercício, sexo e outras necessidades orgânicas.

(2) Necessidades de segurança: necessidades de proteção contra perigos, ameaças ou privações( físicas ou materiais).

(3) necessidades sociais: é a necessidade de amizade, afeto e aceitação pelos colegas e pela sociedade.

(4) necessidades de estima/auto-estima: fatores internos:respeito próprio, realização , autonomia; fatores externos: status, reconhecimento, atenção.

(5) necessidades de auto-realização: tornar-se tudo o que se é capaz de ser, autodesenvolvimento,alcance do próprio potencial.

Logo, a letra “B” da questão supracitada, está de acordo com a Teoria que fora mencionada no enunciado da questão, pois, somente quando a necessidade primária se encontrar Satisfeita, ou seja, completa, saciada ou quando algo se cumpriu, findou-se, é que irá surgir naturalmente às outras necessidades sugeridas por Maslow, o autor da respectiva Teoria. Ou, como Nas palavras do próprio Maslow:

“… à medida que os aspectos básicos que formam a qualidade de vida são preenchidos, podem deslocar seu desejo para aspirações cada vez mais elevadas.”

E por fim, a letra “E” da questão supracitada, não traduz, a respectiva Teoria que fora mencionada no enunciado da questão, pois Maslow é claro quando se refere a Auto-realização : O que um homem pode ser, ele deve ser. “A essa necessidade podemos dar o nome de auto-realização.” (Abraham Harold Maslow, 1908 – 1970)

Ou seja, não existe a recompensa dada a si própria, e sim, a percepção de que, para se ter motivação, depois de todas as outras necessidades anteriores terem sido satisfeitas, o indivíduo deve ser o que quiser. As necessidades de auto-realização são as mais elevadas, de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente. Não visando o “ter” a recompensa e sim, objetivando o “ser”.  Fonte: Prof. Daniel Portillo Serrano – Livro : A teoria de Maslow e a sua Relação com a Educação de Adultos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *